segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ALUNOS  DO PROJOVEM,  DAS ESCOLAS  PLÁCIDO E ROSAURA ORIENTADOS PELOS PROFESSORES  DESENVOLVEM O PROJETO SOBRE O NOVENÁRIO DE SÃO FRANCISCO.

Por considerarmos impossível  a realização da aula em sala devido a baixa frequência dos alunos no período do novenário, pois sabemos  que a maioria de nossos alunos aproveitam para trabalhar nas barracas de alimentos e roupas,  procuramos desenvolver um projeto que fala da história do novenário e da vida de São francisco com os alunos e em cada dia da semana um professor orientou uma atividade na praça voltada para sua área específica.


                                                                                   
                                                                                   


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO ESTADUAL PROJOVEM URBANO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO E ROSAURA MOURÃO














PROJETO: TRADIÇÃO É CULTURA





PROGRAMA DE INCLUSÃO DE JOVENS PROJOVEM URBANO



I TEMA: TRADIÇÃO É CULTURA


II- APRESENTAÇÃO
                O  referido projeto tem como finalidade proporcionar aos educadores e educando do programa de inclusão de jovens Pro jovem  Urbano no município de Tarauacá uma maior  apropriação da cultural local e a resignificação do novenário de São Francisco de Assis que envolve a crença, e fé, o ato religioso e sua importância para a história e vivência da população.

III-JUSTIFICATIVA

                O novenário de São Francisco de Assis é uma tradição cultural no municio de Tarauacá, onde todos os anos se reúnem milhares de fiéis, neste dia são desenvolvidas e apresentadas atividades diversa relacionadas a religião, apresentações culturais, entre outras, como não podemos impedi que os alunos do PJU participem deste momentos, surgiu então a idéia de estarmos envolvendo-os na atividade do novenário, sendo articulado aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula no que se refere ao tema “Juventude e Cultura”, além de levá-los a terem contatos com a história do seu povo e o respeito a gerações passadas.



IV-OBJETIVO GERAL


·       Proporcionar aos alunos atividades de pesquisa que demonstre a importância do novenário na vida religiosa dos fiéis Franciscano e da comunidade local, levando –os  a perceberem que a cultura do povo Tarauacaense ainda é preservada e que o tema cultural está totalmente direcionado com a proposta do Projovem Urbano.


V- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*   Proporcionar aos jovens uma ampla visão dos aspectos culturais existentes e seu significado na vida do povo Tarauacaense;
*   Ampliar o repertório cultural, contextualizando com as diversa culturas e o respeito as demais;
*   Orientar  os jovens a participarem da vida em sociedade e o reposicionamento diante de questões culturais, sociais e políticas que permeiam toda sua vida;
*   Perceber as diversa manifestações culturais inter-geracionais e intra-geracionais contextualizado com os temas propostos no currículo do PJU.



VI-ESTRATÉGIAS UTILIZADAS(DESENVOLVIMENTO)
1º etapa:em sala de aula o professor orientador de cada turma irá trabalhar com os alunos sobre o que é novenário e a importância do mesmo, sempre associando ao tema proposto na unidade;
2º etapa:Movimento da distribuição e orientação das tarefas para o grupos de alunos, onde cada educador envolverá os conteúdos das seguintes formas:

MATEMÁTICA:
*   Calcular a área do terreno vendido para a praça de alimentação e da feira de roupas, conforme o valor de cada barraca(barraca e terreno);
*   Ver junto ao SEBRAE o valor referente as  barracas e calcular o valor geral obtido e representar através de tabela;

LINGUA POTUGUESA:
*   Fazer um levantamento sobre a origem da história do novenário de São Francisco;
*   Fazer um levantamento das palavras encontradas em tabelas, faixadas , menus, etc, e que estiverem  escritas de forma errada no decorrer do arraial e levar para correção em sala de aula;
*   Produção textual do material pesquisado;


CIENCIAS HUMANAS E CIENCIAS DA NATUREZA:


*   Distribuição de vasos (pintado de acordo com a seleção do lixo) para coleta de lixo em alguns pontos da praça;

*   Exposição de uma faixa Projovem Urbano, contendo a seguinte frase “Selecionar o Lixo é preservar a natureza e exercer cidadania”;
*   Distribuição de folders informativos sobre a seleção do lixo;




QP- ARCO SAÚDE:
Os alunos serão divididos em grupos e farão as seguintes ações e relataram:

*   Observar a higienização e conservação dos alimentos;
*   Apresentação do ambiente  e das pessoas que estão servindo nas barracas de alimentação, quanto a higienização;
*   Organização de uma tenda com a faixa “Projovem Urbano- Arco Saúde”, nesta barraca os alunos entregaram folders conquistados em parcerias com Secretaria de saúde do município com os seguintes temas diabetes, hipertensão, dengue etc. Além,  disso os alunos também entregaram 04 cx de camisinha e quites de escovação bucal. Já  o professor ficará monitorando a pressão arterial dos visitantes com à ajuda dos alunos;

INGLÊS
*   Observar e registrar as palavras encontradas com a escrita em inglês em cardápios, menus e faixadas para a tradução em sala;
*   Traduzir para o inglês as palavras chaves do novenário tipo: São Francisco, arraial, procissão comidas, leilão, praça, barracas etc.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
*   Pesquisar sobre a origem das brincadeiras e os tipos de brincadeiras  existentes no arraial;
*   Entrevistar os participantes para saber o motivo pelo qual estão participando do novenário;
*   Entrevistar os fiéis que estão pagando promessas, e ver quais milagres os mesmos alcançaram diante de sua fé e  registrar através de fotos na procissão;



3º  Etapa: Os alunos irão confeccionar materiais para  exposição (mural,produção textual,fotos,cartazes e produção de slide);
4º Etapa: Apresentação dos resultados no núcleo escola, onde cada educador ficará responsável pela sua turma, além dos ajustes finais para apresentação para todos na escola.

VIII-DURAÇÃO DO PROJETO

       O presente projeto será realizado no período de três     dias(01,02,03, E 04  de outubro),se houver necessidade e dependendo dos resultados podemos ampliar o projeto para outros momentos.


IX-CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Disciplina
ATIVIDADE
RESPONSÁVEL
    DURAÇÃO


Matemática
Ø       Calcular a área do terreno vendido para a praça de
alimentação e da feira de roupas, conforme o valor de
cada barraca(barraca e terreno);
Ver junto ao SEBRAE o valor.  referente as  barracas e
calcular o valor geral obtido e representar através de
tabela;


Marcos

     Segunda-feira
 18h30min ás 01h45min


Língua portuguesa
Ø  Fazer um levantamento sobre a origem da história do novenário de São Francisco;
Ø  Fazer um levantamento das palavras encontradas em tabelas, faixadas , menus, etc, e que estiverem  escritas de forma errada no decorrer do arraial e levar para correção em sala de aula;
Ø  Produção textual do material pesquisado;



/Iderlândia


        
    Segunda feira
18h30min ás 01h45  



 
Ciências  humanas   e       ciências da natureza
Ø  Distribuição de vasos (pintado de acordo com a seleção do lixo) para coleta de lixo em alguns pontos da praça;
Ø  Exposição de uma faixa Projovem Urbano, contendo a seguinte frase “Selecionar o Lixo é preservar a natureza e exercer cidadania”;
Ø  Distribuição de folders informativos sobre a seleção do lixo;



Elem/Ronilson
   
Terça-feira
 18h30min ás 01h45min

 





QP-ARCO DE     SAÚDE





Observar a higienização e conservação dos alimentos;
Organização de uma tenda com a Apresentação do ambiente  e das pessoas que estão servindo nas barracas de alimentação, quanto a higienização;
faixa “Projovem Urbano- Arco Saúde”, nesta barraca os alunos entregaram folders conquistados em parcerias com Secretaria de saúde do município com os seguintes temas diabetes, hipertensão, dengue etc. Além,  disso os alunos também entregaram 04 cx de camisinha e quites de escovação bucal. Já  o professor ficará monitorando a pressão arterial dos visitantes com à ajuda dos alunos;









       Fagner


  


      Terça -feira
18h30min ás 01h45min




Língua inglesa
*                                 
Observar e registrar as palavras encontradas com a escrita em inglês em cardápios, menus e faixadas para a tradução em sala;
Traduzir para o inglês as palavras chaves do novenário tipo: São Francisco, arraial, procissão comidas, leilão, praça, barracas etc.


Mônica

       Quarta-feira
18h30min ás 01h45min
  

    Participação      Cidadã
*                                                  
                                  Pesquisar sobre a origem das brincadeiras e os tipos de brincadeiras  existentes no arraial;
Entrevistar os participantes para saber o motivo pelo qual estão participando do novenário;
Entrevistar os fiéis que estão pagando promessas, e ver quais milagres os mesmos alcançaram diante de sua fé e  registrar através de fotos na procissão


Socorro
Quinta –feira
18h30min ás 01h45min

X- AVALIAÇÃO:


Acontecerá no decorrer da execução do projeto,podendo haver adaptações e ajustes,além da elaboração de relatórios descritivos de cada etapa,das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto.O professor deverá avaliar também em conjunto com os alunos a participação e o envolvimento nas atividades,de forma coletiva,bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma critica e construtiva.



XII- RESULTADOS:
Espera-se que ao termino do projeto os alunos estejam conscientes da importância do novenário na vida de cada morador Tarauacaense.

XII-REFERENCIAL TEORICO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário