terça-feira, 19 de abril de 2011

PROJETO CONHECER PARA PREVENIR A DENGUE

  

         Os alunos Projovem Urbano do Núcleo 11, Escola Rosaura Mourão da Rocha participam do Projeto Conhecer para Prevenir a Dengue. A  comunidade escolar decidiu fazer o projeto devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo mosquito da DENGUE em nosso Estado, as chuvas frequentes e devido à forte alagação sofrida em nosso município, principalmente no bairro em que está localizada a escola e a maioria de nossa clientela. Neste contexto a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.

PROJETO NÚCLEO DE ENSINO

PROJETO
TEMA: “Família e Escola – Por uma educação de qualidade”

OBJETIVOS:
* Convocar as famílias através da Equipe Pedagógica da SEE – Núcleo de Educação - para uma reaproximação com a escola;
*  Aproximar a família da escola para que conheçam a equipe gestora e seus professores;
*  Aproximar a família, escola e comunidade responsáveis pela educação e discutir o papel de cada um na formação dos alunos, bem como conhecer as Leis que garantem o acesso a escola.



JUSTIFICATIVA:
Cada vez menos os pais participam da vida escolar dos filhos. Alegam falta de tempo, de paciência na hora das reuniões, etc. Em alguns casos há pais que delegam à escola a “educação geral” dos filhos, livrando-se da função fundamental da família, que é educar. Afinal, quais são os papeis de cada um?
A família precisa ouvir e respeitar a escola com um olhar de compromisso com a construção de uma educação de qualidade. Essa educação ideal perpassa a presença da família na escola, não somente em reuniões agendadas, mas estar na escola regularmente a fim de saber como o filho vai.
Quando a família cria um vínculo com a escola, o filho percebe a relação de confiança que os pais têm com a escola e até muda sua postura.
METAS:
Ø  1-A Equipe Pedagógica da SEE - Núcleo de Educação – será responsável pela elaboração e divulgação do projeto;
Ø  2-A Equipe Gestora das Unidades de Ensino construirá ações, juntamente com os demais segmentos da escola visando aproximar família e escola;
Ø  3-Audiência Pública com os Pais.
CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS METAS
METAS
PERIODO
RESPONSÁVEL
/PARCEIROS
COMO VAI SER REALIZADA
1-A Equipe Pedagógica da SEE - Núcleo de Educação – será responsável pela elaboração e divulgação do projeto.
Abril
Núcleo de Educação
Parceiros: SINTEAC, FM, AM, BLOG
Gravação de boas-vindas pela representante do núcleo profª Francisca Aragão;
Depoimentos sobre a importância da presença da mãe, do pai ou do responsável pela Coordenação de Ensino Básico, Formadoras, PDE, EJA, Zona Rural, Educação Indígena;
Foco na fala: apresentação da equipe, amor, respeito, cidadania, o presente, o futuro e a família como 1º setor da sociedade;
Divulgação: carro, rádios, blog’s;
Duração: 24 h

2-A Equipe Gestora das Unidades de Ensino construirá ações, juntamente com os demais segmentos da escola visando aproximar família e escola.
Abril
Julho
Setembro
Dezembro
Gestores
Parceiros: SINTEAC FM, AM, BLOG
Escolas:
  • Ensino Médio e Delzuite Barroso (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- abril
  • Instituto São José, João Ribeiro (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- junho;
  • Plácido de Castro, Tupanir Gaudêncio (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- setembro;
  • Rosaura Mourão e Edmundo Pinto (equipe gestora, docentes, alunos e pais)- dezembro;
  • Os programas PROJOVEM, PORONGA E PEEM.
3-Audiência Pública com os Pais.
Outubro
Núcleo de Educação, Escolas, SINTEAC, Conselho Tutelar e outras Instituições Públicas e Privadas, FM, AM, BLOG.
Responsáveis: Núcleo de Educação, Gestores e SINTEAC;
Espaço: Galpão da Cultura, SINTEAC;
Palestrante: Francisca Aragão, representante do SINTEAC, representante dos gestores, do corpo docente, dos coordenadores de ensino, dos coordenadores administrativos, dos pais, do Conselho Tutelar, da Justiça, dos alunos;
Convites: Núcleo de Educação, escolas (pais, alunos, etc.)
Tempo de duração: 4h.
Obs. ver dia, convidar alguém da SEE, da SEME.

POPULAÇÃO ALVO: Pai, mãe, avós, tios, irmãos amigos entre outros e responsável pelo discente.
METODOLOGIA:
Gravação para divulgação nos meios citados nos recursos materiais sobre a importância da presença dentro do espaço escolar da mãe, do pai, do responsável pelo aluno.
Elaboração de um texto com boas-vindas para os estudantes, importância da educação na vida do cidadão, valorizar amor, respeito, dignidade, cidadania, relação harmoniosa, acolhimento.
O primeiro momento desse projeto vai ser desenvolvido pelo Núcleo de Educação numa parceria com SINTEAC, blogueiros, rádios, após esse primeiro momento as Unidades de Ensino deverá montar ações dentro desse projeto para divulgar e alcançar a 2º meta e para encerrar vamos realizar uma audiência pública para discutir educação em Tarauacá.
DURAÇÃO PREVISTA PARA CADA EDIÇÃO DO PROJETO: 1 (um) dia de divulgação.
RECURSOS HUMANOS: Educadores, funcionários administrativos, pais e alunos.
RECURSOS MATERIAIS: carro de som, blog, AM, FM, gravador.
AVALIAÇÃO
Registro com relatos das experiências vividas com o Projeto
1-      Registro da equipe do Núcleo de Educação;
2-      Registro pelas Unidades de Ensino.
* Socialização da experiência através de relatório e nos encontros pedagógicos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Mundo Jovem, um jornal de ideias. Porto Alegre – RS, 2011, 23p.
1ª CULMINANCIA
PROGRAMAÇÃO
* Execução do projeto: 12 a 15 /04/2011
* Duração: 24h
* Vinheta: (O Núcleo de Educação através de sua equipe e em nome dos educadores de Tarauacá convida a família para participar desse projeto que tem por objetivo buscar uma educação de qualidade. Convocamos mães, pais,avós, avôs, irmãs, irmãos, tios, tias, primos, primas, amigos, amigas ou responsáveis para ficar mais próximo da vida escolar das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos. Visitem a escola e conheça os professores, diretores, porteiro, enfim quem cuida dos alunos (as) no período em que eles se encontram estudando. Olhem o material dos alunos, acompanhem de perto esse momento importante da vida do ser humano, tirem um tempinho das outras obrigações e dedique à escola. Unidos podemos sonhar com uma escola e uma vida melhor.
*Gravação para FM, blog (participantes: Francisca Aragão Leite – Coordenadora do Núcleo SEE, Luciene Nunes Calixto – Coordenadora de Ensino Básico, Gecilda Oliveira Sabóia - Ensino de 9 anos – 1º E 2º anos, Maria do Carmo Lima Gomes – Coordenadora da EJA.
É Deus que sustenta e edifica toda família, confiando-lhe a responsabilidade de transmitir de geração em geração, por meio das ligações de sangue, de afeto e de ensino, os tesouros que legou ao seu povo. 
-O projeto “Família e Escola – Por uma educação de qualidade” é uma das diretrizes da Educação Estadual e um dos objetivos da equipe do Núcleo de Educação. Para que possamos superar esse distanciamento entre família e escola estamos convidando a todos: mães, pais,avós, avôs, irmãs, irmãos, tios, tias, primos, primas, amigos, amigas ou responsáveis para ficar mais próximo da vida escolar das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos e para cumprirmos essa meta precisamos ter no nosso dia-a-dia um momento de ir á escola.
-Parabéns a todos que participam da escola, principalmente aos pais que já acompanham o crescimento dos seus filhos. Em nome da SEE e como representante do Núcleo de Educação, juntamente com a equipe que está à disposição para contribuir por uma educação de qualidade, professores Luciene, Francicléia, Léa, Nonata, Gecilda, Terezinha, Dora, Maria, Sílvia, Raquel, Dedé, Arlete, Luzia, Petinha, Liber, Maria do Carmo, Rogério, Miracélia - Francisca Aragão
-Cada vez menos os pais participam da vida escolar dos filhos, alegam falta de tempo, de paciência na hora das reuniões. Em alguns casos há pais que delegam à escola a “educação geral” dos filhos, livrando-se da função fundamental da família, que é educar.
- O sucesso da tarefa da escola depende da colaboração ativa da familiar.  A família precisa ouvir e respeitar a escola com um olhar de compromisso com a construção de uma educação de qualidade.                         
- Essa educação ideal perpassa a presença da família na escola, não somente em reuniões agendadas, mas estar na escola regularmente a fim de saber como o filho vai. O aluno aprende também através da família, dos amigos. Sendo assim, é preciso que professores família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.  
-È importante conhecer o professor de seu filho.  Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
-Ir a escola ver como seu filho esta sendo educado é sinal de amor. Mesmo seu filho já sendo jovem ou adulto é importante sua presença na escola.
-Educação não se aprende somente nas relações escolares, mais na convivência mútua Para pensar: Onde fica o papel da família se não interagir com a escola? Quando a família cria um vínculo com a escola, o filho percebe a relação de confiança que os pais têm com a escola e até muda sua postura.
Parcerias: SINTEAC, Giovani Acioli

DIA ESPECIAL


História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.