quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MUSICA RODA VIVA( CHICO BUARQUE)

TEMA INTEGRADOR: IV TEMA- Ser um jovem cidadão no pleno exercício da cidadania é...

      
      No decorrer de 15 dias os educandos estarão estudando com textos, letras de música, videos sobre o tema integrador Ser um jovem cidadão no pleno exercício a cidadania é..., onde o objetivo é proporcionar aos educandos reflexão, reposicionamento, reconhecimento do seu papel de cidadão. Onde os professores estarão contribuindo com esse aprendizado.
1ª SEMANA:
- Apresentação do Tema Integrador escrito no quadro para fixar o conhecimento dos alunos: Ser um jovem cidadão no pleno exercício da cidadania é...

- Exposição dos objetivos esperados na ministração do tema integrador no quadro:
=Reconhecer o papel do jovem no exercício de sua cidadania;
=Refletir sobre os desafios que os jovens enfrentam na vida;
=Analisar se as atitudes tomadas em situações coletivas retratam ações solidárias,respeitosas e comprometidas com o bem comum.

- Situação desencadeadora apresentaremos: Vídeo – música: roda viva de Chico Buarque. Analisar a letra da música e debater com os educandos, observando a mensagem da música.

- Para verificarmos o conhecimento prévio dos alunos faremos questionamentos sobre o assunto:
1-Pra você o que é ser um jovem cidadão no pleno exercício da cidadania?
2- De que forma você exerce sua cidadania?
3- Você acha que a cidadania está relacionada aos direitos e deveres?

- Após termos exposto  os  objetivos, situação desencadeadora, questões problematizadoras faremos uma leitura compartilhada do texto :Precisa – se de um menino,em seguida faremos a socialização do texto.
- Dinâmica : “Teia da cidadania”,o professor irá confeccionar tajetas com palavras relacionadas ao Tema Integrador e em seguida distribuirá as tajetas para os educando e todos irão circular com o barbante fazendo uma teia com as palavras e suas opiniões a cerca do tema(responsabilidades, direitos, deveres, sociedade,ativo, passivo,jovens, cidadania, vida,bem,...)


2ª SEMANA:
 - Vídeo: As baleias( Roberto Carlos) e  em seguida faremos debate;
- Slide: O estatuto do homem em seguida faremos a socialização.
- Como atividade os educandos formarão grupos de 04 (quatro) componentes , reescreverão um novo estatuto e em seguida irão apresentar na sala de aula e depois colar em papel manilha.
- Após todo estudo será o momento dos educandos elaborar uma síntese onde registrarão seu aprendizado.

TRABALHANDO COM O TEMA INTEGRADOR: Ser um jovem cidadão no pleno exercício da cidadania é...

TEMA INTEGRADOR: Ser um jovem cidadão no pleno exercício da cidadania é...