terça-feira, 3 de maio de 2011

CURRICULO INTEGRADO


      O princípio fundamental do ProJovem Urbano é o da integração entre Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã e propõe aliar teoria e prática, formação e ação, explorando a dimensão educativa do trabalho e da participação cidadã.
        Para que a Formação Básica, a Qualificação Profissional e a Participação Cidadã possam fortalecer-se mutuamente, cada uma delas deve desenvolver-se plenamente e em consonância com as demandas para uma inserção plena, criativa e produtiva na sociedade contemporânea.
     O currículo do Programa foi concebido nessa perspectiva e pretende ultrapassar o campo das intenções para promover situações pedagógicas que efetivamente favoreçam a construção do protagonismo juvenil. Isso implica criar estruturas, tempos e espaços de aprendizagem vinculados aos objetivos do Programa e planejar ações nas quais se concretizem as experiências julgadas fundamentais para o processo de inclusão pretendido.
         Trabalha-se com o princípio de que o sujeito aprende realmente quando organiza os conhecimentos de forma própria, relacionando as novidades com aquilo que já sabia. Em outras palavras, é preciso que a educação seja contextualizada e considere o aluno como sujeito, protagonista de sua formação como ser humano e cidadão.

CONHECENDO MELHOR O PROGRAMA: PROJOVEM URBANO

O Curso

Desenho do Currículo

O currículo do ProJovem Urbano organiza-se como uma rede resultante do cruzamento de eixos estruturantes com os conteúdos curriculares selecionados. Tanto os conteúdos curriculares quanto os eixos estruturantes foram definidos com base nas características do público potencial, nos objetivos e nas diretrizes definidos para o curso. Como se vê no quadro, esse cruzamento dá origem a células que devem ser preenchidas de acordo com as duas referências: cada eixo interage com cada componente curricular, de modo que, mesmo mantendo-se o ponto de vista específico de cada campo de conhecimento, os eixos e os conteúdos abordam aspectos comuns.


Quadro – Matriz Curricular do ProJovem Urbano

Conteúdos 
Ciências Humanas
Língua Portuguesa
Inglês
Matemática
Ciências da Natureza
Qualificação Profissional
Participação Cidadã
Eixos Estruturantes
I. Juventude e Cultura
Tópicos
Tópicos 
Tópicos 
Tópicos 
Tópicos 
Tópicos 
Tópicos 
II Juventude e Cidade
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
III Juventude e  Trabalho
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
IV. Juventude e Comunicação
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
V. Juventude e Tecnologia
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
VI Juventude
e Cidadania
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos
Tópicos

• Formação Técnica Geral, que aborda aspectos comuns a qualquer ocupação e que permitem ao jovem compreender o papel do trabalho e da formação profissional no mundo contemporâneo;
• Arcos Ocupacionais, em número de 23, que preparam o jovem para atuar no mundo do trabalho, como empregado, pequeno empresário ou membro de cooperativa. Baseando-se em concepções contemporâneas de organização do trabalho, cada arco desenvolve competências relacionadas à concepção, à produção e à circulação de bens ou serviços, ampliando e articulando as possibilidades de atuação do jovem no mundo do trabalho.
• Projeto de Orientação Profissional (POP), que é um trabalho de cunho reflexivo, ao longo de todo o curso, preparando o jovem para melhor compreender a dinâmica do mundo do trabalho e planejar o percurso de sua formação profissional.
Por sua vez, o componente Participação Cidadã, que também corresponde a uma das dimensões curriculares, compreende dois conjuntos de atividades:
• Reflexões sobre conceitos básicos para a Participação Cidadã, articulando-se esse componente com os demais, especialmente, Ciências Humanas, Língua Portuguesa e Qualificação para o Trabalho;
• Plano de Ação Comunitária (PLA), que se refere ao planejamento, realização, avaliação e sistematização de uma ação social escolhida pelos alunos, fundamentada no conhecimento de sua realidade próxima.

COMEMORAÇÃO ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL.



       Comemoração do aniversário dos professores Valter Nascimento e Katlen Andrade.