O Curso
Desenho do Currículo
O currículo do ProJovem Urbano organiza-se como uma rede resultante do cruzamento de eixos estruturantes com os conteúdos curriculares selecionados. Tanto os conteúdos curriculares quanto os eixos estruturantes foram definidos com base nas características do público potencial, nos objetivos e nas diretrizes definidos para o curso. Como se vê no quadro, esse cruzamento dá origem a células que devem ser preenchidas de acordo com as duas referências: cada eixo interage com cada componente curricular, de modo que, mesmo mantendo-se o ponto de vista específico de cada campo de conhecimento, os eixos e os conteúdos abordam aspectos comuns.
Quadro – Matriz Curricular do ProJovem Urbano
Conteúdos | Ciências Humanas | Língua Portuguesa | Inglês | Matemática | Ciências da Natureza | Qualificação Profissional | Participação Cidadã |
Eixos Estruturantes | |||||||
I. Juventude e Cultura | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
II Juventude e Cidade | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
III Juventude e Trabalho | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
IV. Juventude e Comunicação | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
V. Juventude e Tecnologia | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
VI Juventude e Cidadania | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos | Tópicos |
• Formação Técnica Geral, que aborda aspectos comuns a qualquer ocupação e que permitem ao jovem compreender o papel do trabalho e da formação profissional no mundo contemporâneo;
• Arcos Ocupacionais, em número de 23, que preparam o jovem para atuar no mundo do trabalho, como empregado, pequeno empresário ou membro de cooperativa. Baseando-se em concepções contemporâneas de organização do trabalho, cada arco desenvolve competências relacionadas à concepção, à produção e à circulação de bens ou serviços, ampliando e articulando as possibilidades de atuação do jovem no mundo do trabalho.
• Projeto de Orientação Profissional (POP), que é um trabalho de cunho reflexivo, ao longo de todo o curso, preparando o jovem para melhor compreender a dinâmica do mundo do trabalho e planejar o percurso de sua formação profissional.
Por sua vez, o componente Participação Cidadã, que também corresponde a uma das dimensões curriculares, compreende dois conjuntos de atividades:
• Reflexões sobre conceitos básicos para a Participação Cidadã, articulando-se esse componente com os demais, especialmente, Ciências Humanas, Língua Portuguesa e Qualificação para o Trabalho;
• Plano de Ação Comunitária (PLA), que se refere ao planejamento, realização, avaliação e sistematização de uma ação social escolhida pelos alunos, fundamentada no conhecimento de sua realidade próxima.
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