segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROJETO INTERCULTURAL-PROJOVEM E ALDEIA 27

PROJOVEM URBANO
NÚCLEO TARAUACÁ

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Núcleos 10 e 11 do Projovem Urbano
Data de realização do projeto:
Clientela: alunos do Projovem
Ano letivo: 2011
Responsáveis pelo projeto: todos os professores e Coordenadores dos núcleos  10 e 11
Tema:  Projeto Projovem Intercultural.

INTRODUÇÃO 
Apresentaremos neste projeto o tema Projovem Intercultural, mostrando a importância de desenvolver ações que oportunize os alunos a conhecerem novas culturas e ao mesmo tempo respeitem essa diversidade que é a cultura indígena.
JUSTIFICATIVA
O programa Projovem é voltado para dá oportunidade aos jovens de estarem conhecendo um mercado mais amplo de trabalho e ao mesmo tempo de cultura do município de Tarauacá. Por isso, em seu currículo, tem os arcos ocupacionais de Turismo e Hospitalidade e o de alimentação. Dentro destes arcos, os educando terão a oportunidade de estarem buscando uma melhor qualificação profissional.  Diante do exposto, e por não termos ainda o monitor capacitado em nossa cidade nesse momento, nós, Coordenadoras e Professores, sentimos a necessidade de estarmos  elaborando este projeto para que os alunos tenha a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e ao mesmo tempo de estarem realizando um evento de Turismo. Por isso, iremos levá-los para visitar a aldeia indígena 27 da tribo Kaxinawá, para que eles tenham a oportunidade de conhecer um pouco da história desse povo  e de seu relacionamento com o meio em que vive, além de estarem conhecendo os alimentos típicos  e sua forma de preparação e conservação dos alimentos.

OBJETIVO
Apresentar ferramentas para promover a formação e a qualificação dos alunos para  expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.

OBJETIVO ESPECÍFICO
·        Compreender o papel do monitor de turismo;
·        Proporcionar ao educando uma reflexão acerca da cultura indígena Kaxinawá;
·         Conhecer os valores, costumes, crenças e convivência da moradia da aldeia 27;
·        Observar a estrutura física da aldeia;
·        Identificar a alimentação típica da aldeia;
·        Observar quais são os produtos utilizados para o preparo da alimentação indígena;
·        Observar como é feito o armazenamento e a conservação dos alimentos;
·        Identificar como fazem para preservar o meio ambiente;
·        Identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos índios Kaxinawás.
Disciplinas envolvidas no projeto
Ciências Humanas

Trabalhar a cultura: costumes, crenças, valores e evolução.
Inglês 
Trabalhar a tradução de algumas palavras da língua indígena para o inglês e o português.
Ciências da Natureza
Trabalhar a paisagem, preservação do ambiente e as relações ecológicas.
Participação Cidadã
Observar como é proposto a organização da comunidade e qual a participação dos governos Estadual, Municipal e Federal.
Matemática
Observar toda estrutura de construção das casas a distancia da cidade a aldeia, registrando num caderno para depois ser exposto.
Português 
Produção textual da visita.
Qualificação Profissional do Arco de Turismo/Hospitalidade 
Observação do ambiente como ponto turístico e qual é o papel do monitor de turismo.
 Qualificação Profissional do Arco de Alimentação
Observação de como é produzido, conservado e armazenado os alimentos.
Duração 
Este projeto será desenvolvido com duração de 5 horas aulas.
Avaliação 
Os alunos serão avaliados com base na participação no decorrer da visita e do  preenchimento de um roteiro de observação identificando os aspectos existentes na aldeia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário