sexta-feira, 8 de abril de 2011

PROJETO PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA.


1. TEMA DO PROJETO DO PLA:




  “Violência Urbana no município de Tarauacá”



2. TÍTULO DO PROJETODO PLA:


PAZ! “Eu quero fazer parte deste mundo de forma saudável e consciente”

JUSTIFICATIVA:O referido Projeto surgiu a partir da Proposta Pedagógica do Projovem Urbano que apresenta em seu currículo a dimensão conhecida por “Participação Cidadã”, que propõe o envolvimento dos jovens e a preocupação dos mesmos aos problemas que mais tem afetado a população do município onde residem. No interior da sala de aula mediada pelo educador de Participação Cidadã, os alunos listam os principais desafios e em seguida realizam a escolha daqueles que merecem uma maior atenção, dentre os desafios apontados pelos alunos o que mais sobressaiu foi à questão da Violência “Urbana” e “Violência Moral” que em vários campos da sociedade tem afetado diretamente a todos. A escola e a população de um modo geral exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente e patrimônio público, além de cobrar do poder público políticas que favoreça a médio e longo prazo situações de violência.  Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações no Plano de Ação Comunitária que visa propor ações para melhorar a qualidade de vida de todos. Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. A realidade no município de Tarauacá é um pouco menos violenta que em certos centros do país, mas requer uma atenção diferenciada daqueles que participam mais direta ou indiretamente de nossa vida social. Os jovens educandos do Projovem Urbano preocupados com essa triste realidade irão desenvolver o projeto de combate a violência urbana e violência moral para conscientizar a população de seu verdadeiro papel na sociedade.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:





  • Sensibilizar,conscientizar e problematizar a questão da violência no município de Tarauacá para alertar as autoridades, políticos e população em geral para o tema proposto no Plano de Ação Comunitária.
  • Elaborar documento que serão entregues posteriormente às autoridades do município de Tarauacá para que se possa tomar providências no sentido de oferecer qualidade de vida a todos.
  • Consolidar parcerias que se comprometam a dar continuidade às ações do PLA.
  • Construir políticas públicas envolvendo o poder público e a população que amenizem a situação da violência no município de Tarauacá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário