Por considerarmos impossível a realização da aula em sala devido a baixa frequência dos alunos no período do novenário, pois sabemos que a maioria de nossos alunos aproveitam para trabalhar nas barracas de alimentos e roupas, procuramos desenvolver um projeto que fala da história do novenário e da vida de São francisco com os alunos e em cada dia da semana um professor orientou uma atividade na praça voltada para sua área específica.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO ESTADUAL PROJOVEM URBANO
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PLÁCIDO DE CASTRO E
ROSAURA MOURÃO
PROJETO: TRADIÇÃO É CULTURA
PROGRAMA DE INCLUSÃO DE JOVENS PROJOVEM URBANO
I
TEMA: TRADIÇÃO É CULTURA
II-
APRESENTAÇÃO
O referido projeto tem como finalidade
proporcionar aos educadores e educando do programa de inclusão de jovens Pro
jovem Urbano no município de Tarauacá
uma maior apropriação da cultural local
e a resignificação do novenário de São Francisco de Assis que envolve a crença,
e fé, o ato religioso e sua importância para a história e vivência da
população.
III-JUSTIFICATIVA
O novenário de São Francisco de
Assis é uma tradição cultural no municio de Tarauacá, onde todos os anos se
reúnem milhares de fiéis, neste dia são desenvolvidas e apresentadas atividades
diversa relacionadas a religião, apresentações culturais, entre outras, como
não podemos impedi que os alunos do PJU participem deste momentos, surgiu então
a idéia de estarmos envolvendo-os na atividade do novenário, sendo articulado
aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula no que se refere ao tema “Juventude
e Cultura”, além de levá-los a terem contatos com a história do seu povo e o
respeito a gerações passadas.
IV-OBJETIVO
GERAL
· Proporcionar aos alunos atividades de pesquisa que
demonstre a importância do novenário na vida religiosa dos fiéis Franciscano e
da comunidade local, levando –os a
perceberem que a cultura do povo Tarauacaense ainda é preservada e que o tema
cultural está totalmente direcionado com a proposta do Projovem Urbano.
V-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar aos jovens uma ampla visão dos aspectos
culturais existentes e seu significado na vida do povo Tarauacaense;
Ampliar o repertório cultural, contextualizando com as
diversa culturas e o respeito as demais;
Orientar os
jovens a participarem da vida em sociedade e o reposicionamento diante de
questões culturais, sociais e políticas que permeiam toda sua vida;
Perceber as diversa manifestações culturais
inter-geracionais e intra-geracionais contextualizado com os temas propostos no
currículo do PJU.
VI-ESTRATÉGIAS
UTILIZADAS(DESENVOLVIMENTO)
1º
etapa:em sala de aula o professor
orientador de cada turma irá trabalhar com os alunos sobre o que é novenário e
a importância do mesmo, sempre associando ao tema proposto na unidade;
2º
etapa:Movimento da distribuição e
orientação das tarefas para o grupos de alunos, onde cada educador envolverá os
conteúdos das seguintes formas:
MATEMÁTICA:
Calcular a área do terreno vendido para a praça de
alimentação e da feira de roupas, conforme o valor de cada barraca(barraca e
terreno);
Ver junto ao SEBRAE o valor referente as barracas e calcular o valor geral obtido e
representar através de tabela;
LINGUA POTUGUESA:
Fazer um levantamento sobre a origem da história do
novenário de São Francisco;
Fazer um levantamento das palavras encontradas em
tabelas, faixadas , menus, etc, e que estiverem
escritas de forma errada no decorrer do arraial e levar para correção em
sala de aula;
Produção textual do material pesquisado;
CIENCIAS HUMANAS E CIENCIAS DA NATUREZA:
Distribuição de vasos (pintado de acordo com a seleção
do lixo) para coleta de lixo em alguns pontos da praça;
Exposição de uma faixa Projovem Urbano, contendo a
seguinte frase “Selecionar o Lixo é
preservar a natureza e exercer cidadania”;
Distribuição de folders informativos sobre a seleção
do lixo;
QP- ARCO SAÚDE:
Os alunos serão
divididos em grupos e farão as seguintes ações e relataram:
Observar a higienização e conservação dos alimentos;
Apresentação do ambiente e das pessoas que estão servindo nas barracas
de alimentação, quanto a higienização;
Organização de uma tenda com a faixa “Projovem Urbano- Arco Saúde”, nesta
barraca os alunos entregaram folders conquistados em parcerias com Secretaria
de saúde do município com os seguintes temas diabetes, hipertensão, dengue etc.
Além, disso os alunos também entregaram
04 cx de camisinha e quites de escovação bucal. Já o professor ficará monitorando a pressão
arterial dos visitantes com à ajuda dos alunos;
INGLÊS
Observar e registrar as palavras encontradas com a
escrita em inglês em cardápios, menus e faixadas para a tradução em sala;
Traduzir para o inglês as palavras chaves do novenário
tipo: São Francisco, arraial, procissão comidas, leilão, praça, barracas etc.
PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Pesquisar sobre a origem das brincadeiras e os tipos
de brincadeiras existentes no arraial;
Entrevistar os participantes para saber o motivo pelo
qual estão participando do novenário;
Entrevistar os fiéis que estão pagando promessas, e
ver quais milagres os mesmos alcançaram diante de sua fé e registrar através de fotos na procissão;
3º Etapa: Os
alunos irão confeccionar materiais para
exposição (mural,produção textual,fotos,cartazes e produção de slide);
4º Etapa:
Apresentação dos resultados no núcleo escola, onde cada educador ficará
responsável pela sua turma, além dos ajustes finais para apresentação para
todos na escola.
VIII-DURAÇÃO DO PROJETO
O
presente projeto será realizado no período de três dias(01,02,03, E 04 de outubro),se houver necessidade e dependendo
dos resultados podemos ampliar o projeto para outros momentos.
IX-CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Disciplina
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEL
|
DURAÇÃO
|
Matemática
|
Ø Calcular
a área do terreno vendido para a praça de
alimentação e
da feira de roupas, conforme o valor de
cada
barraca(barraca e terreno);
Ver junto ao
SEBRAE o valor. referente as barracas e
calcular o
valor geral obtido e representar através de
tabela;
|
Marcos
|
Segunda-feira
18h30min ás
01h45min
|
Língua portuguesa
|
Ø
Fazer um
levantamento sobre a origem da história do novenário de São Francisco;
Ø
Fazer um
levantamento das palavras encontradas em tabelas, faixadas , menus, etc, e
que estiverem escritas de forma errada
no decorrer do arraial e levar para correção em sala de aula;
Ø
Produção textual
do material pesquisado;
|
/Iderlândia
|
Segunda feira
18h30min ás 01h45
|
Ciências
humanas e ciências da natureza
|
Ø
Distribuição de
vasos (pintado de acordo com a seleção do lixo) para coleta de lixo em alguns
pontos da praça;
Ø
Exposição de uma
faixa Projovem Urbano, contendo a seguinte frase “Selecionar o Lixo é preservar a natureza e exercer cidadania”;
Ø
Distribuição de
folders informativos sobre a seleção do lixo;
|
Elem/Ronilson
|
Terça-feira
18h30min ás
01h45min
|
QP-ARCO DE
SAÚDE
|
Observar a higienização e conservação dos alimentos;
Organização de uma tenda com a Apresentação do
ambiente e das pessoas que estão
servindo nas barracas de alimentação, quanto a higienização;
faixa “Projovem
Urbano- Arco Saúde”, nesta barraca os alunos entregaram folders
conquistados em parcerias com Secretaria de saúde do município com os
seguintes temas diabetes, hipertensão, dengue etc. Além, disso os alunos também entregaram 04 cx de
camisinha e quites de escovação bucal. Já
o professor ficará monitorando a pressão arterial dos visitantes com à
ajuda dos alunos;
|
Fagner
|
Terça
-feira
18h30min ás 01h45min
|
Língua inglesa
|
Observar e registrar as palavras encontradas com a
escrita em inglês em cardápios, menus e faixadas para a tradução em sala;
Traduzir para o inglês as palavras chaves do
novenário tipo: São Francisco, arraial, procissão comidas, leilão, praça,
barracas etc.
|
Mônica
|
Quarta-feira
18h30min ás 01h45min
|
Participação Cidadã
|
Pesquisar
sobre a origem das brincadeiras e os tipos de brincadeiras existentes no arraial;
Entrevistar os participantes para saber o motivo pelo
qual estão participando do novenário;
Entrevistar os fiéis que estão pagando promessas, e
ver quais milagres os mesmos alcançaram diante de sua fé e registrar através de fotos na procissão
|
Socorro
|
Quinta –feira
18h30min ás 01h45min
|
X-
AVALIAÇÃO:
Acontecerá no decorrer da execução do projeto,podendo
haver adaptações e ajustes,além da elaboração de relatórios descritivos de cada
etapa,das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto.O professor
deverá avaliar também em conjunto com os alunos a participação e o envolvimento
nas atividades,de forma coletiva,bem como avaliar o desenvolvimento de seu
trabalho de forma critica e construtiva.
XII-
RESULTADOS:
Espera-se que ao termino do
projeto os alunos estejam conscientes da importância do novenário na vida de
cada morador Tarauacaense.
XII-REFERENCIAL
TEORICO:
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