sexta-feira, 8 de abril de 2011

CONVITE

          Convidamos toda comunidade Tarauacaense para participar da apresentação do Projeto “Violência Urbana no município de Tarauacá”, tendo como título PAZ! “Eu quero fazer parte deste mundo de forma saudável e consciente”

Local: Quadra da Esc. Plácido de Castro.
Data: 15.04.2011
Horário: 19:00hs.

PROJETO PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA.


1. TEMA DO PROJETO DO PLA:




  “Violência Urbana no município de Tarauacá”



2. TÍTULO DO PROJETODO PLA:


PAZ! “Eu quero fazer parte deste mundo de forma saudável e consciente”

JUSTIFICATIVA:O referido Projeto surgiu a partir da Proposta Pedagógica do Projovem Urbano que apresenta em seu currículo a dimensão conhecida por “Participação Cidadã”, que propõe o envolvimento dos jovens e a preocupação dos mesmos aos problemas que mais tem afetado a população do município onde residem. No interior da sala de aula mediada pelo educador de Participação Cidadã, os alunos listam os principais desafios e em seguida realizam a escolha daqueles que merecem uma maior atenção, dentre os desafios apontados pelos alunos o que mais sobressaiu foi à questão da Violência “Urbana” e “Violência Moral” que em vários campos da sociedade tem afetado diretamente a todos. A escola e a população de um modo geral exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente e patrimônio público, além de cobrar do poder público políticas que favoreça a médio e longo prazo situações de violência.  Para isso, foi pensado o uso de múltiplas ações no Plano de Ação Comunitária que visa propor ações para melhorar a qualidade de vida de todos. Assim, no decorrer do Projeto, espera-se modificar de forma significativa o modo de pensar e as posturas individuais, familiares e coletivas para a construção de um mundo melhor. A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligada à qualidade de vida que nós temos. A realidade no município de Tarauacá é um pouco menos violenta que em certos centros do país, mas requer uma atenção diferenciada daqueles que participam mais direta ou indiretamente de nossa vida social. Os jovens educandos do Projovem Urbano preocupados com essa triste realidade irão desenvolver o projeto de combate a violência urbana e violência moral para conscientizar a população de seu verdadeiro papel na sociedade.

6. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:





  • Sensibilizar,conscientizar e problematizar a questão da violência no município de Tarauacá para alertar as autoridades, políticos e população em geral para o tema proposto no Plano de Ação Comunitária.
  • Elaborar documento que serão entregues posteriormente às autoridades do município de Tarauacá para que se possa tomar providências no sentido de oferecer qualidade de vida a todos.
  • Consolidar parcerias que se comprometam a dar continuidade às ações do PLA.
  • Construir políticas públicas envolvendo o poder público e a população que amenizem a situação da violência no município de Tarauacá.


III TEMA INTEGRADOR- SEXUALIDADE E RESPONSABILIDADE.



A sexualidade é um campo muito amplo da vida de um indivíduo e vai muito além do sexo, daí sua importância à vida. Em tese seria o uso do corpo para se conhecer, descobrir as necessidades prazerosas e afetiva a caminho de uma vida feliz e plena. É basicamente a busca do prazer em suas diversas formas, jeitos e maneiras para obter ou expressas prazer, e essa busca de prazer irá variar de pessoa para pessoa, levando em conta o momento de cada indivíduo.

Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não precisa vir acompanhado do outro.
Cabe a cada um decidir qual o momento propício para que esta sexualidade se manifeste de forma física e seja compartilhada com o parceiro(a) através do sexo que é uma das suas formas de se chegar à satisfação desejada.
A mulher contemporânea exerce diversos papéis na sociedade, trabalha para ter satisfação pessoal e financeira, é mãe, dona de casa, consumidora, procupa-se com a aparência, engravida, amamenta, entra na menopausa. São diversas situações em que a sexualidade fica confusa e muitas vezes torna-se um problema.

A gravidez, a amamentação e a menopausa são períodos delicados na sexualidade feminina. Muitas mulheres ficam abaladas física e emocionalmente, se sentindo menos sensuais e sexualmente atrativa.

É possível perceber que a abordagem da sexualidade deve ir além das informações sobre anatomia e funcionamento do corpo, ou seja, sexualidade inclui todas as formas como as pessoas expressam sua busca pelo prazer.

O corpo sente, pensa e expressa. Seja através do olhar, da forma de ouvir, do falar, enfim em todos os gestos exprimimos os nossos sentimentos, isto é, são expressões corporais do nosso estado de espírito.

Do mesmo modo, a sexualidade também é uma forma de expressão corporal da nossa capacidade de amar, de entregar à outra pessoa e receber a sua entrega.
A sexualidade é constituida de todos os sentimentos, pois somos capazes de sentir e expressar sentimentos de alegria, tristeza, amor, ódio, solidariedade, egoísmo, desejo, etc. A sexualidade é para ser usufruida com responsabilidade, respeito, prazer e carinho com o próximo.