terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ALUNOS FAZEM PESQUISAS AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE DEFESA DOS DIREITO DO CIDADÃO


PESQUISA AO CONSELHO TUTELAR



CONSELHEIROS



PESQUISA A ASSISTÊNCIA SOCIAL



 ELIVANIO





PESQUISA AO CRAS



COORDENADORA ANGELINA





Os alunos do Projovem Urbano  na dimensão curricular de Participação Cidadã tendo como mediadora a professora Socorro Nery  realizam pesquisas aos órgãos públicos de defesa dos direitos do cidadão do município de Tarauacá. Objetivo dessa atividade é conhecer quais são os órgãos públicos existentes e suas atribuições á serviço da população.
Neste contexto, os alunos fizeram entrevistas com os representantes de cada órgãos e quais os serviços oferecidos a população, verificando cada programa ofertado e as clientelas que atendem. Esta atividade proporcionou aos educando as informações necessárias e importantes, que muitas vezes o cidadão não sabe reivindica seus direitos por não ter conhecimento dos serviços que cada órgão público tem a oferecer a comunidade.
Portanto, o nosso objetivo é fazer com que os alunos compreendam que na vida social, situações relacionadas aos direitos humanos tornam-se muitas vezes conflitantes quando surgem a discussão  entre liberdade e igualdade, entre interesses públicos,entre o bem comum e o individual.Isto ocorre na família,na comunidade,na cidade,muitos vivem ao mesmo tempo o respeito e a violação dos direitos humanos e o grande desafio é fazer prevalecer o exercício da cidadania em todas as dimensões da vida em sociedade.Por isso se diz que os direitos humanos e a cidadania não se aprendem apenas com a cabeça,mas também com o coração,na experiencia individual e coletiva.