PROJOVEM URBANO
NÚCLEO TARAUACÁ
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Núcleos 10 e 11 do Projovem Urbano
Data de realização do projeto:
Clientela: alunos do Projovem
Ano letivo: 2011
Responsáveis pelo projeto: todos os professores e Coordenadores dos núcleos 10 e 11
Tema: Projeto Projovem Intercultural.
INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste projeto o tema Projovem Intercultural, mostrando a importância de desenvolver ações que oportunize os alunos a conhecerem novas culturas e ao mesmo tempo respeitem essa diversidade que é a cultura indígena.
JUSTIFICATIVA
O programa Projovem é voltado para dá oportunidade aos jovens de estarem conhecendo um mercado mais amplo de trabalho e ao mesmo tempo de cultura do município de Tarauacá. Por isso, em seu currículo, tem os arcos ocupacionais de Turismo e Hospitalidade e o de alimentação. Dentro destes arcos, os educando terão a oportunidade de estarem buscando uma melhor qualificação profissional. Diante do exposto, e por não termos ainda o monitor capacitado em nossa cidade nesse momento, nós, Coordenadoras e Professores, sentimos a necessidade de estarmos elaborando este projeto para que os alunos tenha a oportunidade de conhecer uma cultura diferente e ao mesmo tempo de estarem realizando um evento de Turismo. Por isso, iremos levá-los para visitar a aldeia indígena 27 da tribo Kaxinawá, para que eles tenham a oportunidade de conhecer um pouco da história desse povo e de seu relacionamento com o meio em que vive, além de estarem conhecendo os alimentos típicos e sua forma de preparação e conservação dos alimentos.
OBJETIVO
Apresentar ferramentas para promover a formação e a qualificação dos alunos para expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Compreender o papel do monitor de turismo;
· Proporcionar ao educando uma reflexão acerca da cultura indígena Kaxinawá;
· Conhecer os valores, costumes, crenças e convivência da moradia da aldeia 27;
· Observar a estrutura física da aldeia;
· Identificar a alimentação típica da aldeia;
· Observar quais são os produtos utilizados para o preparo da alimentação indígena;
· Observar como é feito o armazenamento e a conservação dos alimentos;
· Identificar como fazem para preservar o meio ambiente;
· Identificar os recursos tecnológicos utilizados pelos índios Kaxinawás.
Disciplinas envolvidas no projeto
Ciências Humanas
Trabalhar a cultura: costumes, crenças, valores e evolução.
Inglês
Trabalhar a tradução de algumas palavras da língua indígena para o inglês e o português.
Ciências da Natureza
Trabalhar a paisagem, preservação do ambiente e as relações ecológicas.
Ciências Humanas
Trabalhar a cultura: costumes, crenças, valores e evolução.
Inglês
Trabalhar a tradução de algumas palavras da língua indígena para o inglês e o português.
Ciências da Natureza
Trabalhar a paisagem, preservação do ambiente e as relações ecológicas.
Participação Cidadã
Observar como é proposto a organização da comunidade e qual a participação dos governos Estadual, Municipal e Federal.
Matemática
Observar toda estrutura de construção das casas a distancia da cidade a aldeia, registrando num caderno para depois ser exposto.
Português
Produção textual da visita.
Qualificação Profissional do Arco de Turismo/Hospitalidade
Observação do ambiente como ponto turístico e qual é o papel do monitor de turismo.
Produção textual da visita.
Qualificação Profissional do Arco de Turismo/Hospitalidade
Observação do ambiente como ponto turístico e qual é o papel do monitor de turismo.
Qualificação Profissional do Arco de Alimentação
Observação de como é produzido, conservado e armazenado os alimentos.
Duração
Este projeto será desenvolvido com duração de 5 horas aulas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados com base na participação no decorrer da visita e do preenchimento de um roteiro de observação identificando os aspectos existentes na aldeia
Duração
Este projeto será desenvolvido com duração de 5 horas aulas.
Avaliação
Os alunos serão avaliados com base na participação no decorrer da visita e do preenchimento de um roteiro de observação identificando os aspectos existentes na aldeia
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